A Educação Especial deste país

Este fim-de-semana estive no debate público sobre o decreto-lei 3/2008 organizado pelo Fórum de Estudos de Educação Inclusiva.
Para os leigos nesta matéria, este novo decreto rege toda a Educação Especial. Mais uma iniciativa da querida Ministra que neste momento é a pessoa mais adorada pelos professores. Esta senhora tem posto polémica em todo o lado onde mete as manitas e a Educação Especial não é excepção.
Decidiu que 90% dos alunos deixariam de o ter apoio do Ensino Especial, deixando de fora os alunos com dislexias, disgrafias, disortografias, Hiperactividade com Défice de Atenção, Perturbações Emocionais, Problemas de Comunicação, Sobredotados entre outras dificuldades de aprendizagem que prefazem, repito, 90% das Necessidades Educativas Especiais. Mais!! Ao longo dos anos o Ministério tem colocado professores no Ensino Especial sem qualquer tipo de formação. Agora decidiu que estava na altura de se formarem e criou umas formações de 50 HORAS.
Eu estou a tirar uma formação com 482h. Há aqui qualquer coisa que não está a bater bem…
O sentimento com que sai deste debate ou de qualquer outro que tenho assistido ultimamente é desolador.
A educação está a passar por um período de transição muito delicado e está a complicar o papel dos professores, no entanto, os maiores prejudicados são os alunos.

1 comentário:

Unknown disse...

Apesar de não ser educadora, trabalho num Projecto de Intervenção Precoce com educadoras de Ensino Especial e sem dúvida que concordo contigo: as crianças são as que mais sofrem com a incompetência desta ministra.