Programa para dia 25 (Sexta) - FMM 2008

Rachel Unthank & The Winterset [Reino Unido] – na praia

“Originário da Nortúmbria, um velho reino medieval que hoje compreende parte do norte da Inglaterra e do sul da Escócia, este quarteto feminino já conquistou um lugar cimeiro na hierarquia da folk britânica.” http://www.myspace.com/rachelunthank


Asif Ali Khan & Party [Paquistão] – no castelo

“Diz a lenda que ao ouvir o canto dos qawwâl os sultões entravam num tal estado de êxtase que rasgavam as próprias roupas… Para um ocidental será apenas música, mas para um oriental que compreenda a profundidade do sufismo (o misticismo muçulmano) é uma verdadeira experiência de contacto com Deus. Aliás, os qawwâl são cantores especiais, membros ordenados de uma ordem monástica criada na Índia do séc. XIII. Através da repetição, usam a palavra (em árabe, “qaul”) dos poetas inspirados como forma de fazer o ouvinte sair de si e entrar em estado de graça (o efeito “tarab”). Nascido em 1973, Asif é um qawwâl notável, discípulo directo do maior representante do género no século XX, Nusrat Fateh Ali Khan. Gravou um disco espantoso em 2006, “Mazarana”, e apresenta-se em Sines com a sua Party, uma secção vocal e rítmica de nove elementos que faz o que o nome significa: uma grande e hipnótica festa.”

http://www.zamanproduction.com/zaman_arts.php
(aproveitem e ouçam as músicas todas, tem sons muito bons para quem aprecia música oriental)


KTU [Finlândia / EUA] – no castelo

“A música de KTU é um rugido difícil de definir. Embora com fundações na música tradicional, o acordeão do finlandês Pohjonen está longe do instrumento simpático das nossas festas populares: escuro, industrial, é uma besta ameaçadora, um Gremlin à espera de sangue.”
http://www.myspace.com/ktuband


Cui Jian [China] – no castelo

“Entre o rock e a tradição” http://www.myspace.com/cuijian


Firewater [EUA] – na praia

Mistura de punk rock e música cigana (entre outras músicas do mundo).
http://www.myspace.com/realfirewater


Nortec Collective presents Bostich and Fussible [México] – na praia

“Música “norteña” e techno juntas para uma madrugada a dançar.”
http://www.myspace.com/nortec

Sem comentários: