Equador

Acabei de ler há uns dias o livro "O Equador" de Miguel Sousa Tavares, não é um autor que me agradasse muito, até pelo contrário, mas fui levada pelas boas referências em relação a este livro. Não deixei de ficar surpreendida pela forma como este autor escreve, foi mesmo uma boa surpresa.
O Equador é um Romance histórico que se passa essencialmente em São Tomé e Princípe, retrata os últimos tempos da Monarquia Portuguesa no século XX, num tempo em que ainda existia trabalho escravo nas colonias embora se encontrasse já proibido pela lei.
De um poder descritivo absolutamente arrebatador e extasiante. Com descrições tão belas que me fizeram recordar o Eça de Queirós em "Os Maias". Com a diferença de ter gostado mais do "Equador" embora "Os Maias" ser também um bom livro (mas este último foi-me imposto pela escola, o que para mim fez uma grande diferença).
Certamente que este senhor passou a ganhar o meu respeito e admiração como escritor. Para além disso ganhei uma vontade enorme de conhecer essas ilhas perdidas no Equador, com esse terrível clima, de cheirar verdadeiramente a clorofila, de mergulhar naquele mar, de ver as Casas Grandes e as roças. De seguir os trajectos feitos por Luís Bernardo Valença, de sentir a chuva ao final do dia e principalmente de ouvir o obó.
São Tomé e Princípe será certamente um destino de férias que fará parte dos meus planos para o futuro.