O livro que desceu do céu

Terminei agora o Livro “O livro que desceu do céu” de Ahmad ‘Abd al-Waliyy Vincendo, centrado em duas personagens: Zayd ibn Thabit e Muhammad (Maomé) o profeta.

É um bom livro para curiosos que pretendam conhecer um pouco mais do Islão e de como este surgiu. Das pesquisas que fiz através da Internet percebi que o livro assenta em factos históricos a ter em conta. Para mim o livro teve bastante interesse histórico, já que sou uma curiosa nata, mas também serviu, certamente, para alicerçar o meu ateísmo. Não escondo a minha desilusão por ter descoberto alguns pormenores do Islão que pensava que não cabiam numa religião: as batalhas, a Jihad, os saques, os Jinn e até mesmos os milagres disparatados… como ateia é difícil de compreender.

“Fundado no século VI, o Islão espalhou-se pelo mundo. Como é que isto aconteceu? Este romance responde a esta questão, descrevendo a história de uma criança e da sua família, assim como o nascimento e os valores de uma religião sobre a qual, como não-muçulmanos, pouco sabemos, uma vez que o Alcorão não é uma leitura simples. O livro descreve também as ligações entre as três religiões monoteístas e considera o islamismo, o judaísmo e o cristianismo como ramos diferentes de uma árvore comum.
Zayd, personagem histórica verídica, vive no grande oásis de Iatrib. Está para chegar a Iatrib um profeta, Muhammad, fugido de Meca e perseguido pelos idólatras: a força das suas palavras e a intensidade da sua fé são já uma lenda. O islamismo floresce no deserto, entre acontecimentos milagrosos e obstáculos que parecem insuperáveis; o oásis (a partir de então chamado simplesmente Medina, a «cidade») está destinado a ser o seu baluarte, defendido por batalhas duras e sangrentas. Zayd também gostaria de combater ao lado dos partidários de Muhammad, mas nesta história cabe-lhe um outro papel: o de transcrever as palavras reveladas ao Profeta no Alcorão, O livro que desceu do céu. Um livro sagrado que originará uma nova civilização, que se torna o modelo de milhares de universidades fundadas nessa época pelos árabes”
http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=160067