FMM de Sines - novamente

Retomo novamente o tema "Festival de Sines", desta vez para partilhar com todos, os artistas que lá descobri. Não sou grande entendida em música mas deixo aqui algumas referências para quem gosta de ser surpreendido.

Rachid Taha - Argélia

Punk-rocker árabe de origem magrebina, emigrou para França com 10 anos. Mistura os ritmos do seu país com uma atitude rebelde típica do punk e cria um som de fusão com forte componente de dança. Estava podre de bebado, fumava cigarro atrás de cigarro mas a partir de certa altura notou-se que o concerto começava a melhorar. Foi um dos melhores concertos. http://www.youtube.com/watch?v=nUbzX3izyw4

La Etruria Criminale Banda - Itália

Grupo constituido por 15 músicos. Tocam música de fusão onde se cruzam tarantelas, música de circo, tangos, ska e swing. Uma verdadeira confusão de sons, vozes vindas do além, muita guitarra, muitos instrumentos de sopro e percussão. Mais uma surpressa agradável. Se não fosse terem tocado às 3h onde o cansaço (sou uma fraquinha) já era insuportável teria curtido muito mais.

Erika Stucky - Suiça

Uma voz vinda dos Alpes, cheia de boa disposição e criatividade. Uma mistura de pop, jazz e sei lá mais o quê, ela própria pediu que não tentassemos classificar a sua música porque não se encaixa em nenhum estilo especifico. Um bom e agradável início de noite, ainda possível de se ver o palco estando sentado porque essa noite o castelo viria a ficar lotado lá mais para o fim da noite.

K'naan - Somália, Canadá

Quando vi o programa do festival de Sines disse "NÃO, HIP-HOP NÃO, por favor" até me sentia triste só de pensar. Tantos artistas e vai-me logo aparecer um hip-hoper na noite em que lá vou estar. O que é certo é que dei por mim a dançar e curtir a música. Um hip-hop com algum reagge e muito diferente do hip-hop americano que passa repetidamente na rádio. Aprovado

Gogol Bordello - Estados Unidos, Ucrânia

ADOREI-OS. Foi o melhor concerto de sempre. Castelo lotado, onde só se pudia pular e mal se mexia o braçinho. Fiquei boquiaberta com a energia de Eugene Hutz. Foi um concerto onde não deu para estar parada, pena tive que tivesse acabado, ficava a noite toda a vê-los e a ouvi-los. Quem puder que os veja em Paredes de Coura. http://www.youtube.com/watch?v=L4YPaVvez-U

Entretanto, apesar de não ter assistido ao vivo, acabei por descobrir um cantor raggae chamado Bitty Mclean muito bom, para quem gosta de reggae aconselho que o ouça.
Trilok Gurtu (percussionista indiano) voltou a Sines, não tive o prazer de o ouvir este ano mas ouvi-o no ano passado, foi dos melhores concertos do ano passado, quem o viu este ano achou o mesmo.