Festival Músicas do Mundo de Sines

Não sou muito festivaleira mas descobri há pouco tempo que até gosto de andar com a tenda "às costas" a caminho de Sines.
A primeira experiência foi no ano passado e saí de lá a sentir que aquilo tem algo de especial.
Este ano repeti a façanha e saí de lá com um novo sentimento; para além de aquilo ser especial é-o também viciante. E parece-me que não sou a única a senti-lo. Quem lá vai uma vez não fica indiferente e fica com vontade de voltar.
Mas afinal o que tem aquilo de especial? A lista seria vasta mas acho que descobri que gostava de ser surpreendida. Estou um pouco farta da música que passa repetitivamente na rádio, há muitos poucos grupos que aparecem que eu gosto verdadeiramente. Os grupos que aprecio, aprecio-os há já bastantes anos.
Quando vejo o programa de Sines não faço ideia de quem lá vai actuar, não conheço nenhum artista, e depois acabo por sair de lá com uma lista considerável de grupos que passei a admirar. É isso que aquilo tem de especial, a descoberta.
Como o próprio nome indica o FMM de Sines convida músicos de toda a parte do mundo para actuar, este ano foram 26 paises. A diversidade de grupos é tão grande que no início da noite ouve-se um grupo do Japão, a meio um artista da Índia e no fim um do Mali. Tanto se ouve reagge, folk, celta, percussão, ska, punk, jazz e até mesmo hip-hop.
O curioso é que, por exemplo, eu que destesto hip-hop, dei por mim a ouvir e a curtir K'naan (raper somali). Poque será? Ali não há nada de comercial.
Saí daquele festival novamente inebriada depois de ter assistido ao melhor concerto de todo o festival e da minha vida. GOGOL BORDELLO, procurem e ouçam, mas não há nada que ver ao vivo o Eugene Hutz. Inesquecível, arrepiante, contagiante sei lá... muito bom.

E pronto, para o ano lá terei que estar novamente em Sines, der por onde der.

"É um festival para espectadores-descobridores, cuja identidade se define na qualidade e diversidade do programa apresentado, no charme dos espaços onde se realiza, no espírito único que, com o seu público, foi conquistando aos longo dos anos."
http://www.fmm.com/